Telemóvel + (351) 291 224 970
Email arvm@netmadeira.com

Linha de vela

Home  /  Linha de vela

Conheça as principais classes de vela e os seus barcos e saiba como estes têm tido um papel preponderante para atrair cada vez mais pessoas a este desporto de aventura. São várias as classes de vela e os barcos que as constituem. As principais são:

Optimist

Concebido por Clark Mills em 1947, o Optimist nasceu em Clearwater, Florida, onde os membros de um clube efetuavam competições pelas ruas e praças da cidade, utilizando como veículos velhas caixas de sabão, onde se montavam rodas e uma vela.

Laser

Laser é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 200.000 barcos produzidos, cuja principal característica é a simplicidade e o baixo preço. Os barcos da classe Laser são tripulados por um velejador.

Windsurf

O windsurf ou prancha à vela é uma modalidade olímpica de vela. No mundo, o Havaí, Ilhas Canárias e as praias do Caribe são considerados ótimos lugares para a prática do windsurf.

420

É uma classe internacional de embarcação à vela desenhada por Christian Mayry em 1960. Deve o seu nome à sua medida (comprimento) - 4,20m.

Hansa

Os Hansa 2.3 são embarcações seguras, muito largas e com o centro de gravidade muito baixo, o patilhão “pesado” permite que o barco não se vire mesmo em dias de muito vento.

Vela Cruzeiro

Face à diversidade de embarcações na classe Cruzeiro é adaptado um sistema de abono denominado rating. Atualmente na Região é utilizado o sistema de rating ORC.

Monotipia J22

Monotipia consiste na realização de regatas em frota com barcos rigorosamente iguais. Na RAM existe um Circuito Regional da Classe J22 que compõe 4 provas ao longo de cada época desportiva.