Telemóvel + (351) 291 224 970
Email arvm@netmadeira.com

30 anos velamadeira

Home  /  Destaque   /  30 anos velamadeira

30 anos velamadeira

Caros Entusiastas da Vela,

 

No passado dia 16 de julho de 1990 fundou-se a Associação Regional de Vela da Madeira – ARVM, instituição filiada na Federação Portuguesa de Vela e que tem como missão promover, regulamentar e orientar a prática da Vela, na Região Autónoma da Madeira. As origens da Instituição passaram pela persistência dos amantes das atividades náuticas. Com o apoio e incentivo da então Direção Regional dos Desportos criou-se uma Comissão de Apoio Técnico às Atividades de Mar – CATAM, em 1986. Neste projeto ambicioso, dinâmico e profundo estiveram velejadores, treinadores, canoístas e clubes que iniciaram a sua atividade com o manuseamento de material velho, obsoleto e sem instalações. Entretanto a designação de Associação Regional de Vela, Canoagem e Remo da Madeira levou à adoção de rumos e objetivos diferentes das modalidades do Remo e da Canoagem, surgindo a atual Associação Regional de Vela da Madeira.

 

A ARVM possui como clubes associados: Clube Naval do Funchal, Centro Treino Mar, Associação Náutica da Madeira (estes enquadrados como sócios fundadores), bem como o Clube Naval do Porto Santo, Iate Clube de Santa Cruz, Clube Força 5, Iate Clubes da Quinta do Lorde, Clube Naval do Seixal, Clube Turismo da Madeira, Clube Naval da Calheta, Associação Náutica de Machico, Clube Desportivo Nacional, Associação Náutica de Câmara de Lobos e Iate Clube da Ponta de Sol, perfazendo um total de 14 clubes. Estes ao longo destes 30 anos de existência coadjuvaram na dinamização das atividades desportivas da Vela, fossem elas de cariz competitivo ou social, elevando o nome da Madeira e do Porto Santo, associado ao slogan promocional “Visit Madeira”.

 

Foram inúmeros os eventos e centenas de regatas que proporcionaram elevar o desígnio velamadeira ao mais alto nível com regados elogios por quem participou. Se as regatas serviram de veículo potenciador, já os velejadores e os seus técnicos nas suas diversas classes, conquistaram inúmeros títulos Regionais, Nacionais, Europeus, Mundiais e Olímpicos através desta modalidade, durante estes últimos 30 anos. Nem todos tiveram o privilégio de subir ao pódio apesar do esforço e dedicação, mas seguramente todos eles usufruíram desta modalidade com especificidades ímpares na afirmação como homens e mulheres na sociedade, tratando-se de uma modalidade tida de “cavalheiros” navegantes onde o cumprimento das regras de regata à vela são a base desse estatuto adquirido.

A nossa atenção ao longo dos anos, na dotação de mais e melhores meios em condições de trabalho vai também aos Árbitros que por várias vezes desempenharam as funções de oficiais e juízes de regatas, em condições menos dignas, mas sempre com a sua isenção e jus ao cumprimento das Regras.

Aos colaboradores, em especial aos recursos humanos da Associação Regional de Vela, bem como a todos aqueles que se associaram voluntariamente às iniciativas que foram organizadas e desde o primeiro desafio estiveram presentes de corpo e alma por uma causa que nos une, a velamadeira, fosse a prova/iniciativa organizada, participada ou promovida, estiveram e estão sempre connosco. Exemplo disso foram os dois últimos grandes eventos Extreme Sailing Series e o Campeonato de Portugal de Cruzeiros, sem desprestígio de muitos outros, que por cá deixaram o seu legado.

 

Outros desafios se afiguram em prol da prática da modalidade regional e que requererá de TODOS o empenho, a partilha, a reflexão e o engenho na construção de uma estratégia de desenvolvimento da modalidade, numa sociedade tão diversificada e exigente.

 

O nosso reconhecimento, aos parceiros e patrocinadores pelo apoio institucional e pela celebração dos contratos-programa e demais protocolos, instrumentos fundamentais ao desenvolvimento da modalidade da Vela.

 

Finalmente um agradecimento especial por todo o empenho em prol da atividade aos responsáveis pela liderança da modalidade através dos seus órgãos sociais, ao longo dos últimos 30 anos:

Francisco José Freitas

Augusto Marques

Paulo Rosa Gomes

Fernando Ascensão

António Mesquita

Sérgio Jesus

 

Muitos Parabéns e um Bem Aja a Todos, repleto de Regatas!

 

 

Associação Regional de Vela da Madeira