Telefone + (351) 291 224 970
Email arvm@arvm.pt

Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2023

Home  /  Provas   /  Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2023

Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2023

Decorreu nos passados dias 29,30 de abril e 1 de maio o Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2023, uma Prova organizada pela Associação Regional de Vela da Madeira com o apoio dos clubes associados, da Associação MARINAFUNCHAL e o patrocínio da BRISA MARACUJÁ.

Mais uma edição deste campeonato que se cumpriu com 3 regatas das 4 que estavam no programa.

No primeiro dia foram realizadas 2 regatas barlavento – sotavento num percurso de 5 milhas entre o Garajau e a Ponta da Atalaia, com vento fraco a embarcação PIMPAS de Francisco Pontes arrecadou dois primeiros lugares com escassos segundos de vantagem sobre o segundo classificado Cash a Lot de Francisco Nóbrega.

Já no segundo dia com vento médio a forte a Comissão de Regatas optou pela realização da regata costeira longa, um percurso que teve largada na baía do Funchal, passando pela Ponta da Atalaia, rumando posteriormente à baía de Câmara de Lobos e finalizando no mesmo ponto de partida no Funchal, uma regata com distância aproximada de 16,65 milhas náuticas, onde a embarcação de Francisco Nóbrega – Cash a Lot veio a ser vencedora.

No último dia de regatas, e após uma espera de 3 horas e meia e o não vislumbramento de condições para que toda a frota realizasse uma regata costeira média entre as 8 e as 10 milhas náuticas a Comissão de Regatas optou pelo anulamento da realização da mesma.

No final das contas a embarcação Cash a Lot de Francisco Nóbrega – ANM revalidou o título de Campeão Regional Absoluto da Classe Cruzeiro, levando também para casa o prémio de primeiro Classificado da divisão A, já na divisão B a embarcação PIMPAS de Francisco Pontes – ANM veio a ser a grande vencedora em igualdade pontual  com a embarcação BOMBAY de André Abreu – CTM levando o primeiro vantagem devido aos dois triunfos no primeiro dia de regatas, na terceira posição ficou Prodigal Daughter de Pedro Galvão – CNF.

O Campeonato da Madeira de Cruzeiros 2023 contou com a participação de 8 embarcações (2 delas a pontuar no Troféu VELAMADEIRA), em representação de 4 clubes regionais. Cerca de 80 pessoas estiveram reunidas neste evento que é para além de uma competição fervorosa para apurar o campeão regional da classe cruzeiro é também uma festa para os amantes da modalidade.

A Organização gostaria de agradecer a todos pela participação nesta prova e espera vê-los numa próxima edição.

Um agradecimento especial à ECM – Empresa de Cervejas da Madeira, à Associação MarinaFunchal, aos clubes: Iate Clube Santa Cruz, Centro Treino Mar, Clube Naval do Funchal e Associação Náutica da Madeira, à Casinha do Bolo do Caco e a todos os envolvidos na Comissão de Regatas e Protestos pelo apoio disponibilizado à organização do evento.

A próxima regata para a classe cruzeiro irá realizar-se no próximo mês de junho, mais concretamente no dia 10, com a Regata Tecnovia Yacht Services, uma prova organizada pelo Clube Naval do Funchal.

 

Clssificações:

Fotos:

 

 

Início: 2023-04-29
Fecho: 2023-05-01