TROFÉU ASSECO PST
3ª prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira | BRISA
No passado fim de semana de 17 e 18 de fevereiro, a frota de barcos à Vela Madeirense velejou na baía do Funchal na agradável companhia do velejador convidado do Clube de Vela de Viana do Castelo – Tomás Pacheco, que deslocou-se à Madeira para ter um primeiro contato com o campo de regatas do próximo Campeonato de Portugal de Optimist nos escalões de juvenis e infantis que será no Funchal em junho próximo.
O Troféu ASSECO PST – 3ª prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira | BRISA, contou com 53 velejadores a representar 5 Clubes e distribuídos por 5 classes de barcos. Apesar de estarmos à partida da 3ª prova do campeonato e com a previsão inicial de 12 regatas realizadas, a frota de barcos tinha disputado apenas 5 regatas até então, devido às condições meteorológicas que se fizeram sentir no Porto Santo (-1 Regata) e em Santa Cruz (-6 Regatas), o que acarreta um handicap a estes velejadores que vão “medir forças” com os seus congéneres aquando da 1ª Prova da Taça de Portugal da Classe Optimist entre os dias 01 e 03 de março nos mares de Tavira.
Esta prova, coorganizada pelo Clube Naval do Funchal e Associação Regional de Vela, que no sábado (1º dia de regatas) iniciou-se com a habitual reunião técnica entre organização e treinadores, foram disponibilizadas informações acerca das regatas sob a responsabilidade da Comissão de Regata liderada por Francisco Trigo e Pedro Ideia apoiados pelos Júris, João Carlos Santos e Rosa Ornelas.
Com a Comissão de Regatas e balizadores mobilizados na Baía do Funchal a partir das 12h00, pelas 15h55 foram dados os primeiros sinais de advertência para o início das regatas, tal atraso deveu-se a não estarem reunidas as condições de segurança ao nível de vento e ondulação. Até às 17h45, concretizou-se a disputa de 10 regatas, já em terra o Clube Naval do Funchal presenteou os participantes com um lanche “quente” muito reconhecido pelos velejadores e colaboradores. No 2º dia – domingo, a Comissão de Regatas não esperaria a “vida facilitada” com a previsão meteorológica a indicar condições ainda mais adversas, situação que veio a ser constatada pelos envolvidos. Foi dado indicação para a frota deslocar-se para o campo de regatas pelas 12h23, a partir desse momento as condições tiveram alterações substanciais, sem que o vento estabilizasse de determinada direção, já as condições de mar, tiveram um agravamento com aumento da vaga. Tanto a Comissão de Regatas como o Diretor de Prova, foram unânimes, em considerarem que as condições de segurança dos jovens velejadores e colaboradores não estavam asseguradas, foi dado indicação para recolher a São Lazaro pelas 13h04. Não havendo melhorias das condições meteorológicas, pelas 17h00 decorreu a cerimónia de entrega de prémios nas instalações do Clube Naval do Funchal, que contou com agradável participação dos representantes da Direção Regional do Desporto, Direção Regional da Juventude, Município do Funchal, Marinha Portuguesa e Clube Naval do Funchal.
A prova teve como patrocinadores a ASSECO PST e a BRISA MARACUJÁ e os apoios da Federação Portuguesa de Vela, Direção Regional de Desporto, Direção Regional de Juventude, Câmara Municipal do Funchal, Marinha Portuguesa, APRAM, GRUPO SOUSA e Associação Marina Funchal.
O Campeonato da Madeira de Vela Ligeira | BRISA, continuará no próximo mês de março (fim de semana 16 e 17), no Funchal com uma organização a cargo da Associação Náutica da Madeira e Associação Regional de Vela, até lá Boas Velejadas!
– As classificações das diversas classes, podem ser consultadas nos seguintes links:
Fotos: